Pontos de Açúcar – O açúcar é sem dúvida o ingrediente principal da confeitaria. Nas receitas de bolos e sobremesas, aparece muitas vezes  nomes de pontos de açúcar, que nos interrogamos quando é que está no ponto correto, quando o estamos a preparar.

Os utensílios de precisão  para os pontos de açúcar, são a colher de pau e o pesa-xaropes.

Veja como se faz os pontos de açúcar, sem pesa-xaropes, que mais são utilizados nas receitas:

 

* Ponto de pérola – este ponto é atingido, quando ao verter um pouco de calda de açúcar, com uma colher, puder observar que se      forma um fio resistente, cuja extremidade é semelhante a uma pérola.

* Ponto de espadana – este ponto é atingido, quando ao retirar um pouco de calda de açúcar, com uma espumadeira, verifique que ao cair, se formam pequenas fitas de nastro.

* Ponto de fio – este ponto é atingido, quando ao verter de uma colher um pouco de calda de açúcar, forma-se um fio pouco resisten-te.

* Ponto de fio forte – para verificar este ponto, mergulhe os dedos polegar e indicador, em água fria. De seguida,  coloque um pouco de calda de açúcar entre eles. Afaste-os lentamente e, quando se formar um fio forte, atingiu o ponto pretendido.

* Ponto de bola mole – este ponto é atingido, quando ao deitar um pouco de calda de açúcar num recipiente que contenha água fria, se forma uma bola consistente, mas moldável.

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)