Benefícios que o limão pode trazer à sua saúde

Os limões são ácidos, azedos e não muito agradáveis ao paladar, mas não se engane, pois eles são alcalinizantes no nosso organismo. Esta característica torna os limões óptimos para equilibrar uma condição altamente ácida corpórea, além de possuir inúmeros benefícios ao ser humano, como dissolventes de pedras renais e reguladores de intestino.

Conheça os benefícios que os limões oferecem à saúde:

  1. Os limões são alcalinizantes para o corpo.  Eles são ácidos, mas possuem o poder de deixar os fluidos do corpo alcalinos, ajudando assim, a restaurar o equilíbrio do pH no organismo.
  2. Os limões são ricos em vitamina C e flavonoides responsáveis por combater infecções como a gripe e constipações.
  3. O seu fígado ama os limões: “O limão é um estimulante maravilhoso para o fígado e é um dissolvente de ácido úrico e de outros ‘venenos’. Ele liquefaz a bile“. O sumo natural e refresco de limão, juntamente com um grande copo de água logo de manhã é um grande desintoxicante deste órgão.
  4. Os limões aumentam o peristaltismo no intestino, ajudando a criar um movimento do órgão, eliminando assim o desperdício e ajudando na regularização do mesmo. Adicione o sumo de um limão com água aquecida e beba em jejum, pela manhã.
  5. O escorbuto é tratado com sumo de limão diluído com água, de duas a quatro horas durante o dia. Em 1747, um cirurgião naval chamado James Lind, curou o escorbuto com limões frescos. À conta disso, a Marinha britânica exige que os navios transportem limões suficientes para que cada marinheiro possa ter a quantidade indicada por dia.
  6. O ácido cítrico do sumo de limão ajuda a dissolver cálculos biliares, depósitos de cálcio e pedras nos rins.
  7. A vitamina C dos limões ajudam a neutralizar os radicais livres ligados ao envelhecimento e à maioria dos tipos de doença.
  8. A casca de limão contém tangeretina, um fitonutriente potente, que tem sido provado como eficaz no tratamento de transtornos mentais, bem como problemas de Parkinson.
  9. Na Índia, a medicina Ayurveda valoriza o limão como fruta pelas suas propriedades. É azedo, quente, facilitador gástrico, bom para a visão, picante e adstringente.
  10. O limão favorece e ajuda na luta contra vermes intestinais.
  11. Os limões são muito úteis para quem tem dificuldades em respirar ou tem falta de oxigénio. O primeiro homem a chegar ao topo do Monte Everest, Edmund Hillary, disse que o seu sucesso se devia aos limões que trouxe na sua mochila.
  12. Os limões têm propriedades poderosas de antimicrobianas; experiências descobriram que o sumo de limão destrói as bactérias da malária, cólera, difteria, febre tifóide e outras doenças mortais, pelo menos em testes invitro.
  13. Os vasos sanguíneos são fortalecidos pela vitamina P (bioflavonoides) do limão, evitando hemorragias internas. Além disso, é útil no tratamento de pressão arterial elevada.
  14. Os sintomas de desordens oculares, incluindo retinopatia diabética, foram amenizados em função da rutina, encontrada em limões.
  15. Os limões contêm 22 compostos anticancerígenos, incluindo limoneno, um óleo que atrasa ou interrompe o crescimento de tumores cancerígenos em animais e glicosídios de flavonoides, que bloqueiam a divisão celular em células cancerosas.
  16. De acordo com a RBTI – teoria de ionização biológica Resmas -, o limão é o único alimento no mundo, que é aniônico (um íon com carga negativa). Todos os outros alimentos são catiônicos (onde o íon tem uma carga positiva). Isto faz com que ele seja extremamente útil para a saúde, pois é a interacção entre os cátions e ânions que, finalmente, fornecem toda a energia celular.

Observação: Pessoas com problemas de estômago, como úlceras, gastrite e azia constantes, devem consultar um médico para avaliar a possibilidade de consumir esta fruta.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)