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    Estratégias de posicionamento na web: guia

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    Janeiro 18, 2023

    Hoje, o posicionamento no canal orgânico da Internet, o Google, é essencial para fazer o nosso negócio decolar em termos de tráfego e potenciais clientes. Para isso, existem várias estratégias de posicionamento na web como comprar links, mas nem todas são ótimas e ideais. Nós os apresentamos a você abaixo.

    Estratégias de posicionamento na web

    Vamos revisar neste artigo as principais estratégias de posicionamento na web que visam maximizar o impacto e o benefício para um nicho de mercado específico. Dividimos em diferentes práticas, detalhadas passo a passo.

    Criação de um blog com conteúdo evergreen

    O usuário que navega na Internet pode encontrar diversos tipos de conteúdo. Normalmente, as empresas utilizam seus espaços de blog para divulgar notícias sobre a empresa ou sobre o nicho de mercado em que a referida empresa atua. Raramente se pensa em aproveitar o blog como canal de atração de tráfego orgânico. E esta seria a primeira de todas as estratégias de posicionamento na web.

    É aqui que o conteúdo evergreen entra em ação. Com conteúdo perene, queremos dizer um tipo de conteúdo que nunca expira. Por exemplo, se temos um site de maquiagem onde vendemos nossos produtos de maquiagem, um possível conteúdo perene para ele seria criar artigos específicos, voltados para falar sobre os ingredientes e substâncias que nossos produtos contêm.

    Um exemplo prático: Aloe Vera

    Por exemplo, suponha que temos uma máscara facial de Aloe vera. Faz sentido criar um artigo independente dedicado ao Aloe Vera. Intitularíamos “Aloe vera: tudo o que você precisa saber”, e o abordaríamos como um guia que falaria sobre 1) como e onde é produzido 2) quais aplicações tem na indústria 3) quais vantagens oferece para o corpo e pele, etc. Intercalados com essas explicações de nível geral, podemos inserir nossos próprios produtos de vendas.

    Desta forma, podemos gerar para qualquer nicho de mercado, uma grande quantidade de conteúdo estático (não vai expirar), que oferecem informações gerais aos usuários, mas também oferecem produtos/itens de venda.

    Muitas vezes, escrever artigos gerais ou informativos é deixado de lado porque eles não são orientados para a conversão. No entanto, o acúmulo desses artigos nos permite classificar as palavras-chave mais pesquisadas (por serem informativas) e pode ter o efeito colateral de criar branding e, por sua vez, converter até certo ponto (se introduzirmos nossos próprios produtos intercalados).

    Uma estratégia focada no tempo de carregamento

    Há alguns anos, o Google considera essencial o tempo de carregamento de um site. O carregamento rápido de um website é especialmente importante num contexto em que o tráfego móvel é cada vez mais abundante. Usuários que navegam no mobile possuem um padrão de exigência maior, e um site que demora mais de três segundos para carregar pode ser motivo de abandono por parte do usuário.

    Dessa forma, se o seu negócio possui um desenvolvedor, é fundamental que parte do trabalho dele seja focado em estudar como melhorar o tempo de carregamento de um site. Até porque uma melhoria técnica nesta área pode resultar num melhor posicionamento global de um website.

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    Como propor uma análise periódica do tempo de carregamento

    À medida que um site cresce, são adicionados elementos que podem retardar o tempo de carregamento. Por isso é conveniente levar em conta essa ação de forma recorrente: melhorar o tempo de carregamento. A questão é: como fazemos isso?

    O Google tem um serviço gratuito, o Google Page Speed ​​Insights, com o qual você pode obter todos os dados necessários para descobrir o que está atrapalhando o tempo de carregamento de um site e como melhorá-lo. A ferramenta não corrige os problemas, mas fornece uma imagem clara da situação e onde os pontos críticos podem ser melhorados.

    Por exemplo, se tivermos imagens muito grandes e pesadas, Google Page Speed ​​​​indicará esse fato e quanto poderíamos economizar no tempo de carregamento. Além disso, inclui-se documentação teórica para cada um dos pontos, para que o programador compreenda os princípios básicos para otimizá-los.

    Assim, fazer uma análise mensal e implementar a melhoria contínua sempre resultará em uma melhoria de posicionamento. Bem, o tempo de carregamento é um elemento principal e essencial, neste momento.

    Aproveite ao máximo as imagens do seu site

    Outra estratégia de posicionamento na web que muitas marcas deixam de lado é um tratamento específico para as imagens de um site corporativo. Os robôs rastreadores do Google não apenas leem os textos, mas também classificam e posicionam as imagens, desde que tenham o devido tratamento.

    Do ponto de vista técnico, é aconselhável fazer upload de imagens com um nome de arquivo definido e descritivo (por exemplo, a imagem de um carro da marca X teria o nome do arquivo “modelo-X-marcaX”), bem como com um “Alt text” também definido. O Alt text é uma descrição útil para robôs, que permite o posicionamento correto nas imagens do Google.

    A reviravolta ocorre quando, além de otimizar a indexação das imagens, adicionamos a elas marcas d’água com o nome da nossa empresa ou o endereço do nosso domínio. Ao indexar um grande volume de imagens, essa marca d’água pode ser útil para converter tráfego direto para a web.

    Uma estratégia com infográficos

    Todos esses elementos podem receber um toque adicional, se nos acostumarmos a incluir em nosso site infográficos ilustrativos e explicativos dos conceitos ou produtos com os quais queremos lidar.

    Por exemplo, em um site sobre bebês e mães, você pode escrever um texto sobre “fases do trabalho de parto” (texto perene) e, por sua vez, adicionar um infográfico que mostre visualmente as fases do trabalho de parto. Se também adicionarmos os elementos técnicos à imagem, além de uma marca d’água, podemos ter uma grande probabilidade de que muitos usuários nos conheçam dessa maneira.

    Os infográficos resumem o conteúdo textual de forma visual e eficaz, e geralmente são elementos de uma página da web que são facilmente compartilhados, principalmente nas redes. A presença da marca d’água com nossa marca ajudará a obter indiretamente tráfego direto.

    Estas seriam três possíveis estratégias específicas de posicionamento na web, cuja aplicação pode resultar no aumento do posicionamento e das visitas dos usuários e, a médio prazo, melhorar o branding e a venda direta de produtos.

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